Alinhadores dentários e sua função para um sorriso bonito

Os alinhadores dentários são um tipo de procedimento odontológico que pode apresentar resultados satisfatórios para quem procura um sorriso bonito e alinhado. 

Basicamente, eles agem sobre a arcada dentária corrigindo a mordida, assim como o aparelho ortodôntico, mas que devem ser avaliados com um dentista. 

Esse procedimento pode ser aplicado até em crianças que ainda não tiveram todos os seus dentes de leite substituídos pelos permanentes, desde que avaliada a necessidade para prevenir pioras.

Os alinhadores dentários fazem o tratamento de uma forma mais confortável para o paciente, com mais velocidade de resultado e que podem impactar menos na autoestima pelo fato de serem invisíveis. 

Além disso, os alinhadores dentários não atrapalham a higienização e o passar do fio dental, já que, ao contrário dos aparelhos ortodônticos, não possuem fios nos dentes. 

Os resultados dos alinhadores dentários podem aparecer entre seis meses a um ano, sendo que o tratamento pode ser feito por até dois anos. 

Durante o tratamento, o ideal é que o profissional troque os alinhadores a cada duas semanas e, além disso,existem alguns cuidados necessários para ter um resultado satisfatório nesse tratamento. 

Cuidados

Basicamente, os cuidados necessários com o tratamento com o aparelho invisível é quanto a higiene bucal, como:

  • Escovar os dentes por três vezes ao dia;
  • Usar fio dental;
  • Bochechar o enxaguante bucal;
  • Ir ao dentista regularmente.

Além disso, o armazenamento e higienização correta do alinhador também deve ser feita, evitando o acúmulo de bactérias na cavidade oral.

Vale destacar que se a escovação não for feita corretamente, a sujeira pode ser evidenciada, comprometendo a estética dental, bem como favorecendo a proliferação de bactérias.

Outro cuidado é retirar os alinhadores no momento das refeições para evitar que quebrem o aparelho ou que machuquem a boca. 

Quando é retirado, o alinhador deve ser guardado no local apropriado para que não haja contato com lugares infectados por bactérias ou outros fatores que possam causar contaminações. 

Funções

Como foi falado anteriormente, os alinhadores dentários podem substituir o aparelho ortodôntico para algumas funções. 

Para casos de má oclusão, dentes tortos, “encavalados” ou muito espaçados, esse procedimento pode ser acionado para quem quer um resultado mais rápido, com maior conforto e com menor impacto estético.

Já em casos de intrusão dentária (quando o dente se posiciona para dentro da gengiva), extrusão dentária (dente muito avançado), e rotação dentária (quando o dente gira), o aparelho convencional pode ser a melhor opção de tratamento. 

Por isso, o dentista deve ser sempre consultado para avaliar o quadro e qual o tratamento mais indicado.

O aparelho ortodôntico transparente faz com que o dente volte à sua posição normal com uma leve e contínua força. 

Por isso, em alguns casos, esse alinhador pode substituir o aparelho convencional, apresentando boa resistência e uma tensão constante que pode otimizar a duração do tratamento.

Vale destacar que, para que se atinja os resultados esperados, o paciente deve utilizar o alinhado dental por, no mínimo, 20 horas diárias.

Como o alinhador dental é feito?

Em uma consulta ao odontologista, o profissional faz uma avaliação para decidir se cabe o uso do alinhador dental. É possível que o dentista peça um raio X panorâmico para estudar o caso.

Após determinar pelo uso do alinhador dental, por meio de um software especializado, a impressora 3D faz o escaneamento das arcadas dentárias do paciente, que permitem visualizar o percurso do tratamento. 

Com isso, o paciente, junto ao dentista, pode decidir sobre os resultados esperados e qual dos tratamentos oferecidos é o mais adequado e desejado.

Inclusive, essa “previsibilidade” é uma das principais vantagens que fazem as pessoas optarem por esse procedimento. 

Contudo, cabe dizer que nenhum resultado pode ser dado como certo, mesmo com as tecnologias, pois cada organismo pode responder de uma forma quanto ao tratamento.

Depois disso, a impressora 3D realiza confecção dos alinhadores numerados para serem utilizados em sequência, de acordo com o avanço do tratamento.

Outro fator que vale a pena ser mencionado é que o tratamento pode ser combinado com outros aparelhos, como os convencionais, que realizam melhor o tratamento de alguns problemas. 

Nesse caso, o alinhador pode ser visto como uma contenção, contribuindo para a manutenção do tratamento, garantindo o alinhamento correto a longo prazo.

Assim, para cuidar da saúde bucal e ter um sorriso alinhado existem diversos tratamentos que são, cada vez mais aprimorados – como é o caso da extração de dente e do próprio aparelho.

Ou seja, a odontologia evoluiu com as diversas tecnologias, o que trouxe muitos benefícios tanto para os profissionais da área quanto para os pacientes. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.