Saiba como o armazenamento na nuvem pode ajudar sua estratégia de Marketing Digital

De fato, a tecnologia tem um grande impacto nos negócios, o que fez surgir o marketing digital e soluções inteligentes para revolucionar os ambientes de trabalho, as empresas e todas as operações relacionadas à modernidade que as máquinas proporcionam. 

O armazenamento em nuvem é relativamente novo, em se tratando de uma tecnologia que vem evoluindo constantemente, mas elevou a realidade digital a um novo patamar dentro da transformação digital das empresas. 

De forma simplificada, é preciso esclarecer que a tecnologia de cloud computing, ou armazenamento na nuvem, permite a captação, segurança e armazenamento de dados sob demanda, utilizando o poder de máquinas e vários outros serviços espalhados em ambientes virtuais.

Esses serviços são mantidos por provedores conhecidos como data centers (centrais de dados) remotos, acompanhados de perto por empresas de logística internacional, para que os usuários não precisem gerenciar tudo por conta própria. 

Levando em conta todos esses fatores, vale destacar os motivos pelos quais o armazenamento em nuvem é importante para qualquer modelo de negócio, e mais especificamente quando se trata de marketing digital. 

Acompanhamento de processos de forma virtual

Uma empresa pode contar com uma equipe de marketing nas dependências da estrutura física, ou mesmo terceirizar esse tipo de serviço para agências especializadas. 

Para manter uma comunicação em sintonia, as soluções em nuvem ajudam no desenvolvimento de processos e projetos, com trabalhos remotos sendo acompanhados em salas virtuais em tempo real.  

Essa modernização está relacionada a diversos benefícios, com ferramentas gratuitas que podem ser personalizadas, ou mesmo aquelas que possuem algum custo, provendo ainda mais possibilidades de interação e expansão dos trabalhos, bem como a qualidade desses processos.

Dentro da perspectiva de negócios, o armazenamento em nuvem é uma tecnologia que fornece serviços sob demanda para as empresas. Ou seja, o investimento pode ser apenas em ferramentas digitais que realmente sejam necessárias. 

Isso permite que as empresas otimizem o orçamento com mais eficiência e usem apenas os serviços necessários, como a procura por uma decapagem quimica para se manterem competitivas no mercado. 

Com isso, é possível crescer e desenvolver ainda mais seguindo um plano de negócios abrangente. Para melhor compreensão, vale exemplificar de uma maneira mais específica.

A aplicação de um data center no local, voltado para o atendimento interno em relação às necessidades de um empreendimento, pode ser um investimento de alto valor, sem um retorno prático. 

Isso porque há vários pontos que devem ser levados em consideração, entre os quais:

  • Aquisição de hardware;
  • Atualizações regulares;
  • Contratação de técnicos;
  • Desenvolvimento de aplicativos internos;
  • Realização de manutenções.

Com o acesso ao armazenamento em nuvem, não só o trabalho de marketing digital pode ser compartilhado, mas também outros setores de uma mesma empresa em diferentes segmentos podem atuar em conjunto com mais qualidade, por exemplo. 

Isso porque o armazenamento em nuvem é um modelo baseado em assinatura, o que significa que não há custos de compra, mão de obra ou manutenção que seja necessária, como em uma linha de produção que depende de técnico de vending machines para funcionar plenamente. Aqui, a plataforma responsável é quem realiza os ajustes e melhorias necessárias.

O pagamento se resume a taxas de assinatura mensais, de acordo com os serviços que são utilizados pela empresa, de acordo com o modelo de negócios ao qual está inserido no mercado consumidor e o plano contratado.

Caso não seja mais necessário algum tipo de serviço, ou uma personalização que não se faz mais necessária, basta solicitar o cancelamento do pagamento. 

As empresas que atendem tanto no setor B2B (Business To Business), quanto no B2C (Business To Consumer) prestam serviços em nuvem que incluem infraestrutura, plataformas e software, entre outras especificidades relacionadas à TI (Tecnologia da Informação).

Transformação digital alcança novo patamar

Pode haver certa resistência por parte de empresas que prezam por soluções e são avessas à tecnologia, mas a transformação digital se mostra necessária e importante em pleno século XXI.

De uma maneira ou de outra, o armazenamento em nuvem se torna, cada vez mais, uma das formas mais seguras para que as empresas se mostrem competitivas em um mercado crescente, seja uma fábrica de divisória banheiro ou do público-alvo que se almeja, de forma integrada, otimizada e nos ambientes online (devido suas facilidades).

O fato é que a transformação proposta por novas tecnologias inclui uma migração completa das mais diferentes operações relacionadas ao mundo dos negócios, e isso inclui, sobremaneira, o marketing digital. 

Isso significa que as empresas passaram a compreender a importância da migração dos mais variados processos produtivos para a nuvem e outros ambientes digitais, integrando estabelecimento e rede..

As empresas que atendem clientes B2B, principalmente, se mostram confiáveis e garantem a habilitação adequada para proporcionar o armazenamento em nuvem algo natural e orgânico no dia a dia corporativo. 

Mais cedo ou mais tarde, todas as empresas terão que considerar uma transformação digital, até mesmo um despachante curitiba, isso porque as formas tradicionais de operação se tornam, passivamente, em processos custosos e obsoletos. 

Criação eficaz de soluções internas

Atualmente, muitas empresas de tecnologia apresentam soluções de software personalizadas, além da criação de aplicativos internos que usam ou vendem para clientes. 

O armazenamento em nuvem pode, mais uma vez, oferecer assistência e benefícios sobre essas questões. Como dito anteriormente, a digitalização oferece uma variedade de serviços que pode ser utilizada apenas quando necessário. 

Entre os serviços propostos pelas empresas de tecnologia, como o OneDrive da Microsoft, e o Google Drive, duas corporações gigantes e de alcance mundial no setor de tecnologia, os serviços PaaS (Plataform as a Service), utilizam o armazenamento em nuvem para atender os usuários.

A própria plataforma é gerenciada por provedores de serviços e, ao mesmo tempo, uma empresa que utiliza a PaaS gerencia os aplicativos que são desenvolvidos por meio dela. 

Esse serviço é popular entre os desenvolvedores e conta com uma plataforma estável, em que podem trabalhar sem precisar de um gerenciamento solitário.

A PaaS inclui opções de alta personalização que os desenvolvedores podem aproveitar, assim como a automação que pode ser implementada quando necessário. 

Uma empresa que produz câmara fria, assim como outros processos produtivos, desfruta do desenvolvimento de soluções internas, que agilizam tarefas e atividades na busca por resultados além do ambiente digital. 

Colaboração adequada com plataforma centralizada

Uma mudança de paradigma quanto aos modelos de serviço, até então considerados normais, se mostrou necessário que houvesse uma mudança, principalmente a partir da pandemia causada pela COVID-19.

Líderes e gestores das mais diferentes empresas e setores precisaram se adaptar a novos processos de trabalho, pois passaram a correr o risco de perder investimento financeiro e espaço competitivo.

Não perderia apenas dinheiro, mas também funcionários valiosos e devidamente treinados em banho de prata, correndo o risco de fechar as portas do negócio que dispunha para os consumidores.

Dessa forma, o trabalho remoto tornou-se uma norma, e dentre as equipes que trabalham com marketing digital, a descentralização se mostrou tão eficiente quanto em outros tempos. 

A responsabilidade, afinal, está relacionada à ascensão das gigantes ligadas à tecnologia e o avanço de PaaS, e também o SaaS (Software as a Service), com programas digitais oferecidos em mídias virtuais, e não físicas. 

Para que uma empresa mantenha uma equipe de marketing digital próspera e descentralizada, a resposta imediata está no investimento em soluções baseadas em nuvem. 

Os profissionais que atuam nessa área de forma remota podem alcançar metas propostas desde o princípio, utilizando ferramentas de nuvem como VoIP (Voice on Internet Protocol, ou voz sobre protocolo de internet), mensageiros eletrônicos e salas de reunião virtuais. 

Tudo isso de forma colaborativa dentro dos projetos em desenvolvimento no valor de transferência de veículo, por exemplo, voltado ao mercado empreendedor, com uma plataforma totalmente centralizada e personalizada para as equipes de trabalho.

Hospedagem em nuvem para impulsionamento de SEO

Há muitas maneiras de aumentar as chances de classificação alta nos resultados apresentados pelas plataformas digitais. 

O processo de captura e exploração de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, a otimização do motor de busca, pode ser feito a partir da hospedagem baseada em nuvem.

Quando se trata da prática de SEO, o armazenamento digital ajuda a ter uma classificação mais alta com o tempo de atividade constante, utilizando uma rede descentralizada de servidores, otimização móvel perfeita, com toda a segurança de forma implacável.

O armazenamento em nuvem conta com servidores espalhados por todo o globo, e as gigantes do setor tratam de classificar os resultados de pesquisa local. 

Dessa forma, o servidor oferece alta capacidade de resposta, velocidade e confiabilidade.

Segurança de dados e backup fácil

Por fim, é importante ressaltar a segurança de dados e a facilidade de backup que toda empresa precisa, para manter os dados protegidos e em total sigilo.

A tecnologia aplicada sobre o armazenamento em nuvem, seja voltada para o marketing digital quanto para outros setores, utiliza recursos avançados que seguem normas legislativas quanto à segurança de dados. 

Além disso, as empresas permitem o armazenamento e a disponibilidade de ferramentas de recuperação de dados de forma integrada, tudo para manter os negócios em pleno funcionamento, sem qualquer tipo de problema.

A equipe de marketing digital pode salvar dados valiosos em um armazenamento em nuvem de forma segura, gerenciar recursos de segurança e comunicar-se com criptografia de ponta a ponta. 

Caso ocorra um desastre, todas as informações podem ser recuperadas com facilidade. Ou seja, o principal benefício é que os provedores de armazenamento em nuvem estão constantemente elevados e atualizados, com total segurança para os usuários e para a própria empresa, que pode restringir acessos e otimizar fluxos.

Conclusão

No mundo dos negócios atual, o marketing digital está intimamente relacionado a ferramentas e soluções em nuvem. 

Assim, as empresas devem capacitar e treinar as equipes para se adaptarem às novas tecnologias, e assim melhorar as campanhas, reduzir os custos financeiros e elevar a satisfação dos clientes no ambiente online.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.