Como o inverno pode afetar a saúde bucal?

Devido às mudanças climáticas, a saúde dos dentes no inverno sofre muitas consequências, das quais podem ser desagradáveis ​​para o paciente.

Isso ocorre porque muitos fatores cotidianos podem afetar a saúde de seus dentes, incluindo as estações do ano. Isso é mais perceptível em condições climáticas extremas.

Afinal, quando as temperaturas caem, as pessoas tendem a comer alimentos processados ​​com corantes ou alimentos mais duros como pipoca nas noites de cinema.

Essas condições podem causar manchas nos dentes e até rachar as dentições se não tomarmos cuidado.

Por isso, é necessário saber como cuidar adequadamente da saúde bucal em dias frios e quando procurar ajuda profissional em consultórios odontológicos.

Quais os problemas de saúde bucal surgem no inverno?

A boca é um dos primeiros lugares que o ar passa pelo corpo de um ser humano, por isso, é naturalmente impactada. 

Dessa forma, é fácil perceber o impacto dos hábitos diários e das mudanças climáticas na boca em dias frios e secos, principalmente em pacientes submetidos a tratamentos indicados por um periodontista, pois seus dentes são sensíveis.

Algumas das principais questões são:

  1. Dente quebrado

Especialistas dizem que a incidência de dentes lascados e aparelhos quebrados aumentou entre junho e julho.

Isso se deve ao consumo de alimentos mais duros, muito procurados em épocas mais frias, como doces ou pratos de amendoim e milho.

É importante ressaltar que pacientes ortodônticos devem evitar esses alimentos para não danificar o aparelho invisível, ou acabar afetando os dentes que estão moles durante o tratamento.

Caso você precise ir ao dentista implantes devido à quebra de algum dente, procure por uma restauração ou se preciso, uma prótese completa.

  1. Sensibilidade

No inverno, gripes e resfriados são comuns. Como resultado, as pessoas respiram pela boca com mais frequência e o contato do ar frio com os dentes pode desencadear sintomas de sensibilidade e formigamento.

Em casos mais graves, os especialistas em odontologia recomendam facetas de porcelana para criar uma barreira e, assim, reduzir os sintomas.

  1. Boca seca

Além disso, a respiração bucal combinada com a falta de umidade no ar pode levar a lábios rachados e boca seca.

Embora os problemas nos lábios possam ser facilmente tratados com hidratantes, a boca seca pode levar a muitos problemas de saúde, incluindo:

  • Alta incidência de cárie dentária;
  • Produção de mais bactérias orais;
  • Mau hálito;
  • Gengivite;
  • Doença periodontal.

Nesses casos, são recomendadas visitas urgentes ao consultório odontológico para tratamento e reversão quando os sintomas aparecem.

Dicas para evitar complicações dentárias no inverno

Existem precauções que os pacientes podem tomar para ajudar a prevenir desconforto e reduzir a incidência de doenças dentárias e acidentes. 

  1. Cuide da sua respiração

O tempo seco também é responsável por crises de sinusite, que, por sua vez, é a inflamação dos seios nasais que causa dor na cabeça, testa e maçãs do rosto.

Por causa disso, infecções da mucosa facial podem pressionar os molares, o que pode ser confundido com doença bucal.

Se você tiver uma crise de sinusite, consulte um médico otorrinolaringologista e inicie o tratamento para aliviar seus sintomas.

Além disso, se você tiver uma criança que se queixe de dor na boca, procure por um profissional da odontologia perto de sua região, como, por exemplo: dentista infantil zona norte e peça por uma avaliação.

Dessa maneira, ele poderá tirar a sua dúvida se é algo nos dentes ou respiratório.

  1. Não se esqueça de se hidratar

Ao longo dos meses mais frios a ingestão de água tende a diminuir. Isso porque consumir líquidos nos parece desnecessário, além de agravar os dentes sensíveis porque sentimos menos sede.

Todavia, essa falta pode causar a desidratação e, ainda, atingir diretamente a saúde bucal. 

Por isso é fundamental beber pelo menos dois litros de água mesmo nos dias mais frios para se manter hidratado, diminuindo a probabilidade de boca seca e desencadeando os problemas de que falamos anteriormente.

  1. Invista em itens antialérgicos

Respirar pela boca ou falar ao ar livre pode exigir a troca de produtos de higiene bucal para acomodar o tempo de escovação.

Se essas atividades causarem desconforto, é importante escolher cremes dentais e enxaguantes bucais que se concentrem no combate à sensibilidade.

Ao mesmo tempo, é aconselhável deixar de usar cremes com efeitos clareadores, pois podem ser mais abrasivos. Se você deseja deixar seu sorriso mais branco, procure um profissional e faça o clareamento dental com segurança.

  1. Vá ao dentista

Se um paciente notar rachaduras, quebras ou dor de dente mais óbvias do que o normal durante o inverno, ele deve consultar um dentista para uma avaliação profissional.

Estas consultas podem resolver o problema e prevenir cáries que comprometem a integridade dos dentes, ou se a situação for mais grave, pode iniciar-se um tratamento com um dentista especializado em tratamento de canal.

Vale ressaltar que mesmo com cirurgia no inverno, a informação de que operações odontológicas doem mais no frio não é verdadeira.

Assim, você não precisa adiar sua ida ao consultório até o verão ou a temperatura subir.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.