A área de Tecnologia da Informação tem assumido uma importância muito grande nos últimos anos por conta do avanço da internet e das redes. Torna-se necessário realizar um processo de gestão preventiva nesta área, de modo a evitar problemas e perdas de dados, por exemplo.
Mas, afinal, o que é exatamente a gestão preventiva e como ela contribui para a segurança de um negócio na era digital?
Basicamente, a gestão é voltada a pensar em ações e estratégias ligadas à prevenção de danos em um determinado setor, que neste caso, é o da TI, guardando os dados e reduzindo riscos.
A área de TI tem crescido pela necessidade das empresas de se adaptarem ao mercado digital. Para se ter uma ideia, cada vez mais as equipes trabalham com softwares, sistemas e plataformas assim como com canais de interação e de relacionamento com os clientes, como é o caso de chatbots, whatsapp e outros meios. Ou seja, se tornam mais conectadas.
Assim, demandam preparação de processos e dos colaboradores para uso adequado das tecnologias, e para isso o suporte profissional, inclusive para o desenvolvimento de ferramentas mais adequadas para o setor, é importante contar com profissionais de TI e gestão de TI, alinhando os objetivos às ferramentas e seu pleno uso.
Por esse motivo, o setor precisa ser valorizado e, para isso, é necessário que ele tenha investimento na área, inclusive de forma e para ações preventivas, antevendo problemas, gargalos e potenciais erros no uso da ferramenta, melhorando a dinâmica de trabalho ou contato com usuários.
Assim, se deseja compreender melhor a importância de realizar a gestão da infraestrutura de TI, promovendo melhores ferramentas para o seu negócio, continue a leitura deste artigo.
A gestão preventiva no mercado de tecnologia da informação
A prevenção é um aspecto que precisa ser considerado em todos os setores de uma empresa, identificando pontos que precisam de melhorias, assim como elementos que precisam ser renovados, como é o caso de peças para máquina de lavar.
No setor da TI, que lida com diversos elementos como cabos, computadores, sistemas da empresa e gestão/desenvolvimento de softwares e trato com as tecnologias, essa necessidade também existe.
Quando falamos sobre prevenção, nos referimos a tomar ações prévias, como o cuidado com os processos para evitar falhas. Ou seja, atua na identificação de um problema (ou potencial risco), realizando pequenos ajustes e reparos dentro do setor para evitar problemas maiores.
Esse acompanhamento também é importante do ponto de vista de novas tendências de mercado e implementação de novos processos e softwares, identificando novas soluções e insights que podem ser otimizados. Dessa forma, o sistema de TI ou da manutenção de arquivos em nuvem e softwares não ficam obsoletos.
Também é importante que a empresa invista em gestão preventiva porque diariamente surgem novos riscos e golpes no ambiente virtual, seja por meio da inserção de vírus, assim como de pessoas que tentam atacar uma rede de dados.
Por isso, quanto mais atenta e ativa a empresa for, visando ações preventivas, maiores as possibilidades de evitar o ataque dentro da empresa. Isso comprometeria a qualidade dos dados, assim como a credibilidade da empresa.
Isso vale, não somente para esse setor, mas também para outros. Por exemplo, uma clínica precisa investir em administração de condomínios de forma semanal, ajustando seus investimentos e pensando na qualidade do produto.
Se isso for feito de forma organizada, a empresa consegue obter bons resultados.
É importante ressaltar que as empresas possuem tamanhos diferentes e isso afeta no orçamento disponível para atividades de reparo e manutenção, bem como a gestão e softwares utilizados para otimizar as demandas diárias.
Por isso, uma alternativa pode ser contar com a terceirização de alguns serviços da área, por meio de empresas que possuem especialização e habilitação técnica.
Assim, é importante que empresas de pequeno porte, como uma empresa terceirizada de limpeza, assim como empresas de médio e grande porte, invistam em aspectos preventivos, com o objetivo de evitar gastos emergenciais futuros.
Nesse sentido, tendo em vista a segurança e otimização dos processos, é fundamental que a empresa tenha cuidado com a gestão reativa aos problemas, evitando investir em uma gestão que só se atenta quando um gasto surge.
Ou seja, não é indicado realizar a troca de uma peça quando ela quebra ou dar importância ao TI apenas quando um vírus invade a rede, pois isso envolve riscos aos negócios e à imagem da empresa frente ao público mercado.
Diante disso, vale mais a pena adotar uma gestão preventiva do que reativa aos problemas que podem ocorrer dentro do ambiente empresarial.
O que não pode faltar na infraestrutura de TI?
O setor da tecnologia da informação trabalha essencialmente com equipamentos modernos e tecnológicos, que variam de computadores, celulares, tablets, roteadores e elementos de hardware, como teclados, caixas de som, impressoras dentre outros.
Além disso, envolve atividades que dependem de ações de programação e trato com ferramentas e softwares. Assim, é importante que haja o alinhamento dos processos e a atuação constante da equipe de TI junto às demais, identificando melhorias.
Para que esse profissional tenha um bom desempenho e produtividade dentro do local de trabalho, alguns itens são indispensáveis à infraestrutura do local.
Diante disso, é importante que não falte equipamentos modernos e atualizados, assim como softwares recentes, caso contratados de empresas especializadas, e dispositivos de antivírus.
É importante que empresas que ofereçam selante para radiador também identifiquem como lidar com esse tipo de serviço tecnológico, tendo em vista que é um segmento cada vez mais necessário em diversos nichos de mercado.
Deste modo, é preciso ter salas bem equipadas e um planejamento financeiro em relação aos investimentos que são necessários na área tecnológica.
Para que a manutenção preventiva de TI ocorra, é importante ter um planejamento em conjunto com a equipe, realizando um inventário de tudo que existe no local, maquinários em posse de equipes e atualizações que podem ser necessárias, bem como as ações estratégicas.
Esse inventário ajuda na organização, assim como no controle operacional e logístico dos elementos que compõem a empresa.
Com esse inventário é possível verificar, por exemplo, quais peças precisam ser trocadas e em qual tempo isso será feito, assim como o período de duração da licença de um software.
Outros aspectos de manutenção preventiva que demandam atenção da equipe durante a fase de inventário, planejamento e da formação de uma lista para suporte e controle de TI são:
- Identificação de downloads necessários;
- Instalação de antivírus, certificados de segurança e bloqueadores;
- Ajuste e organização dos fios;
- Instalação de rede, como sistema wi-fi;
- Validações relacionadas à segurança;
- Testes com quem solicitou um processo de reparo ou manutenção.
Esses itens fazem parte de uma grande lista de ações necessárias para manutencionar e gerir melhor os processos e inovações tecnológicas, cruciais na fase de planejamento e de check-list de atividades da empresa.
Esses itens são fundamentais, porque ajudam na visualização do negócio de forma organizativa, identificando os itens que precisam ser adquiridos, como um Eps isopor e outras peças que compõem o setor, bem como processos e melhorias necessárias em relação ao equipamentos e softwares tecnológicos.
Diante disso, conheça os benefícios em investir na área e atuação preventiva para esse setor.
Os benefícios de uma boa infraestrutura de TI
Estamos falando neste artigo sobre a importância de garantir uma boa gestão preventiva na área de tecnologia da informação, que lida com as ferramentas e dados cruciais para odesenvolvimento e atuação de uma empresa.
Mas, afinal, quais são os benefícios que sua empresa de filme stretch pode obter com esse tipo de ação?
O primeiro benefício é a redução com os custos direcionados para a manutenção de maquinários e o melhor uso das plataformas de tecnologia.
Imagine que o setor de TI é formado por várias peças e sistemas e que a gestão preventiva tem como o objetivo prevenir falhas, danos e problemas na rede.
Isso representa dizer que sua empresa fará a manutenção e os cuidados com as informações e maquinários de forma prévia, de modo que a máquina não tenha problemas e a rede não fique exposta a riscos.
Lembre-se que custos de ações de caráter emergencial podem ser muito mais caros do que realizar manutenções de rotina, além de expor o negócio, prejudicando os fluxos de trabalho.
Com o monitoramento preventivo, sua empresa consegue corrigir as falhas, favorecendo o trabalho dos profissionais da tecnologia e aumentando a vida útil dos equipamentos e o pleno uso de sistemas.
Outro benefício que vale a pena ser destacado é que a empresa que conta com a gestão preventiva pode realizar planejamentos para investir assertivamente, inclusive nas melhorias e correções da consultoria empresarial, gerindo os dados e os sistemas de controle de pagamentos e frequências, por exemplo, permitindo ações mais inteligentes no negócio.
Além disso, os equipamentos não podem falhar de forma repentina, senão isso traz gastos excessivos para a empresa e afeta a rotina dos profissionais.
Como a sua empresa se beneficia com ações preventivas?
Uma empresa que investe em ações preventivas, como a gestão que antecede problemas e melhorias, ou a manutenção de suas ferramentas, tem maior credibilidade e mais oportunidades, enxergando cenários de diferentes formas e conseguindo motivar seus profissionais.
O profissional de TI pode desenvolver um trabalho analítico, assim como estratégias direcionadas ao monitoramento dos equipamentos. Dessa forma, o setor consegue obter avanços e melhorias de forma contínua.
Outro ponto importante é que se a equipe está motivada, a importância de TI na área estratégica é reforçada, o que faz com que a gestão reativa seja evitada e a empresa fique mais integrada e motivada.
Além disso, a empresa passa a contar com equipamentos e instalações mais adequadas e efetivas, tornando os fluxos mais fluidos e promovendo ações de gestão mais embasadas e estratégicas.
Mais ainda, há o benefício de ter máquinas com melhor produtividade e rendimento, além de reduzir prejuízos e fazer com que seu negócio de construção de muro pré moldado tenha um diferencial competitivo no mercado.
Ou seja, em resumo, podemos afirmar que uma gestão preventiva agrega os seguintes benefícios para um negócio:
- Reduz gastos e prejuízos financeiros;
- Aumenta a credibilidade da empresa;
- Reduz riscos de segurança onlines e paradas emergenciais;
- Agrega motivação e eficiência para os funcionários;
- Valoriza o setor da TI dentro da organização;
- Promove ações mais ágeis e estratégicas.
Diante desses benefícios, vale a pena aplicar a gestão preventiva dentro da área de TI da sua empresa, assim como em relação aos outros setores, identificando as melhorias que podem ser proporcionadas aos setores com mais velocidade, trazendo competitividade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.