Criação de sites responsivos para médicos: adaptando-se a diferentes dispositivos e aumentando a acessibilidade

Todos os dias, milhares de pessoas buscam informações sobre serviços médicos. A maioria delas deseja agendar consultas e exames, além de verificar os valores dos serviços e esclarecer dúvidas. 

Para atender a esse público com qualidade, clínicas, consultórios médicos e hospitais precisam ter um site que proporcione uma excelente experiência de navegação e informações relevantes. 

Ao contrário de outras páginas da web, um site médico precisa ter  funções específicas para oferecer serviços, como agendamento de consultas e exames, acesso aos resultados de exames realizados, entre outros. 

Além disso, a plataforma precisa ser responsiva. Isso significa que o paciente pode acessar de qualquer dispositivo, como PC, celular e tablet. Ficou interessado no tema? Continue lendo o artigo e saiba mais sobre criação de sites responsivos para médicos. 

O que são sites responsivos?

Como mencionado no início do artigo, sites responsivos são aqueles que podem ser acessados em qualquer tipo de tela, sem prejudicar o formato e a prestação de serviço. Dessa forma, é possível visualizar uma página em um celular ou tablet com a mesma qualidade de um PC. 

Isso ocorre porque o layout responsivo é capaz de identificar a largura dos dispositivos utilizados para acessar a página. Assim, o site é ajustado para o tamanho da tela, permitindo que fontes, imagens, vídeos e outros elementos sejam visualizados normalmente. 

Com essa adaptação, o site responsivo continua oferecendo as mesmas funcionalidades quando acessados em um dispositivo móvel. Eles se adaptam ao mobile de forma fácil. Plataformas responsivas são excelentes ferramentas para a comercialização de serviços e produtos. 

Importância do site responsivo para médicos 

Para conseguir mais clientes, os médicos precisam ter uma boa comunicação e um marketing eficiente, e isso começa pelo site. Se o consultório tem um site de baixa qualidade que não se adapta aos diferentes tipos de dispositivos, certamente perderá clientes. 

Além disso, os sites responsivos são facilmente encontrados nas buscas do Google quando um potencial cliente pesquisa sobre a sua especialidade médica. Essa é uma das maiores vantagens desse tipo de página.

Por isso, o desenvolvimento de sites médicos responsivos é importante e deve ser planejado de forma estratégica para atrair novos clientes e atender a expectativa dos pacientes. 

Benefícios para os médicos

Existem muitos benefícios na criação de sites responsivos para médicos, independentemente de sua especialidade. Entre eles, podemos citar os seguintes: 

  • Atração de novos pacientes;
  • Maior taxa de fidelização;
  • Fortalecimento da imagem do profissional médico ou de sua clínica;
  • Presença em plataformas de busca. 

Por que criar plataformas responsivas?

De acordo com pesquisas, mais de 70% do tráfego de internet vem de celulares smartphones. Outro dado mostra que mais de 50% usam os seus dispositivos mobile para buscar produtos e serviços. 

Esses resultados demonstram que o site responsivo é uma necessidade. A otimização do site traz inúmeros benefícios e deve ser uma prioridade para os médicos que pretendem atrair o seu público-alvo. 

Quem não possui um site responsivo pode perder dinheiro. Isso ocorre porque quando um cliente procurar por um serviço médico no Google, certamente não será seu site que ele irá encontrar. E mesmo que ele encontre, provavelmente deixará a página nos primeiros segundos. 

Portanto, não perca a chance de contratar um serviço profissional para desenvolver um site totalmente responsivo, que facilite o acesso de seus pacientes. 

O que deve conter um site responsivo?

Para ser considerado eficiente, um site médico responsivo deve conter algumas características, como benchmark, design de conversão, integração e análise. Vamos explicar cada um desses itens. 

O benchmark é a construção de um site voltado para atender à demanda médica. A página deve ser focada nas necessidades da clínica e oferecer serviços de qualidade aos pacientes ou potenciais clientes. 

Design de conversão é pensado em proporcionar uma boa experiência ao usuário e na captação de novos clientes. Esse design deve ser moderno e único, com o objetivo de fortalecer a imagem do médico. 

Integração e análise são maneiras de integrar o site com diferentes sistemas, como chatbot. Além disso, a página pode ser integrada ao Google Analytics. Dessa forma, é possível avaliar o tráfego e saber quais páginas são mais acessadas pelos usuários, medindo o seu desempenho.

Contrate desenvolvedores especialistas

Para ter um site institucional de qualidade, você precisa contratar um desenvolvedor web especialista nesse tipo de página. Ao fazer isso, a sua clínica garante uma página que oferece todas as ferramentas necessárias para atender seus pacientes e atrair novos clientes. 

Um especialista desenvolverá sites médicos com foco em conversão, design moderno, projeto único e sob medida, navegação rápida e inteligente, otimizado para as buscas do Google e botões CTAs estratégicos. 

Se você procura uma empresa para criar o seu site médico responsivo, capaz de aumentar o número de clientes, acesse o nosso site e saiba mais sobre o desenvolvimento de páginas na web voltadas para médicos.