A cirurgia bariátrica é um procedimento cirúrgico que é realizado para melhorar a saúde de pessoas com obesidade mórbida.
Aqui no Brasil, são realizadas uma média de 80 mil cirurgias por ano, um número que cresceu aproximadamente 300% em dez anos.
Isso trouxe um olhar ainda mais cuidadoso, já que a preparação e os cuidados após a realização da cirurgia são realizados por uma equipe multidisciplinar, formada pelas seguintes especialidades:
- Médico cirurgião;
- Endocrinologista;
- Gastrologista;
- Hematologista;
- Nutrólogo;
- Nutricionista;
- Psicólogo;
- Dentista.
Essa equipe pode ser ainda menor dependendo do quadro de caso a caso, mas aqui será discorrido sobre a importância da saúde bucal para um bariátrico.
A saúde bucal pode influenciar em sua cirurgia bariátrica?
A boca é o órgão de entrada dos alimentos e nutrientes. Por isso, a saúde bucal deve estar em dia no pré-operatório, já que está ligada a mastigação deles.
Para pacientes que perderam algum dente, pode ser necessário o implante dentário, visto que a falta dele pode ocasionar desgastes e prejudicar a mastigação.
É preciso fazer também um check-up, pois não se deve passar pelo procedimento cirúrgico com doenças dentárias ativas, como as cáries.
No pós-operatório, a boca dos pacientes bariátricos tendem a salivar em menor quantidade que o habitual, fazendo com que as bactérias se propaguem mais facilmente.
Por isso, a visita a um consultório dentário no pré-cirúrgico é altamente recomendado aos pacientes.
Porém, infelizmente muitos deixam de ir devido a possíveis constrangimentos relacionados ao excesso de peso, visitando um profissional dessa especialidade só em casos de emergência.
Quais cuidados com a saúde bucal podem ajudar no pós bariátrica?
Além de manter a higiene de maneira adequada, é necessário adotar hábitos alinhados às novas necessidades.
Um estudo realizado pela Unicamp revelou que a média de problemas dentários entre a população que realizou a cirurgia bariátrica é maior do que a média da população geral.
Isso se deve a algumas situações, por exemplo, é comum que os pacientes, sintam a boca salivar menos, devido às alterações no sistema corporal.
Como já explicado, isso aumenta as bactérias presentes na boca, podendo prejudicar os dentes naturais ou falsos, como as facetas de porcelana que também se popularizaram durante os últimos anos.
Também é comum que pacientes bariátricos vomitem devido a ingestão de alimentos que se tornaram intolerantes ou até mesmo por comerem numa velocidade muito alta.
O vômito tem o pH ácido e escovar os dentes logo após esse evento gera atrito, o que desgasta o esmalte dele.
Caso esse hábito seja rotineiro, pode levar a erosão dentária e a coloração amarela dos dentes, levando muitas vezes o paciente a fazer um clareamento a laser para recuperar a estética dos seus elementos dentários.
Vale ressaltar que a erosão não é recuperável, então, deve-se apenas enxaguar a boca com água e esperar um certo tempo para escovar os dentes.
Para quem utiliza ou precisará utilizar aparelhos ortodônticos, também é necessário um cuidado redobrado visto que a cola deles tende a ser enfraquecida, ocasionando manutenções mais frequentes.
No caso de aparelho dentário invisível, deve tomar os devidos cuidados para que não amarele com o passar dos dias.
Dessa maneira, é importante entender quais os problemas bucais que podem se desenvolver, como:
- Erosão dentária;
- Amarelamento dos dentes;
- Secura na Boca;
- Cáries;
- Enfraquecimento devido a falta de nutrientes;
- Dificuldade na mastigação;
- Lesões nos tecidos moles.
Ao ver cada um desses problemas, é importante entender como evitar cada um deles para a manutenção de uma saúde bucal impecável.
Como prevenir problemas bucais após a bariátrica?
Visitar a um dentista regularmente, pelo menos duas vezes no ano, é necessário para que as orientações corretas sejam prestadas e o paciente obtenha o conhecimento de como agir nessa nova rotina.
Além disso, é importante que o paciente siga o tratamento e as orientações corretamente, não pulando etapas ou ignorando alguma informação.
O cuidado com sua dieta também é de grande valia para a saúde bucal, tendo em vista que os dentes precisam de nutrientes para se manter saudáveis, e se for necessário, o médico ou nutricionista poderá prescrever o uso de suplementos.
Suplementos de minerais como o ferro podem causar o amarelamento dos dentes, principalmente se for feito em sua forma líquida via oral, nesse caso, às vezes é necessário arcar com o clareamento dental preço.
Porém, tomando os devidos cuidados e mantendo boas práticas, tudo indica que o paciente exposto ao procedimento de cirurgia bariátrica elevará sua qualidade de vida, podendo expor com mais segurança o seu sorriso pelo mundo.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.