Tom Ascol é um dos principais porta-vozes contra a “justiça social” entre os evangélicos conservadores nos Estados Unidos. Ele é um dos autores da Declaração sobre Justiça Social e do Evangelho e, como diretor executivo do Founders Ministries, já organizou ou participou de uma variedade de conferências, podcasts e blogs que soam o alarme contra a “justiça social”. Provavelmente, Tom investiu tanta ou mais energia nos esforços de justiça anti-social como qualquer outra pessoa. Por esse motivo, decidi interagir com algumas das idéias de Tom, em um esforço para responder à pergunta colocada pelo título deste post: Existe um movimento evangélico de justiça social?
Devo notar desde o início que Tom e eu nos conhecemos há vários anos. Nossas interações, mesmo em desacordo, sempre foram cordiais e respeitosas. Essa é outra razão pela qual escolhi envolver seus comentários diretamente.
Então aqui vai. . .
Outra religião surgiu na guerra espiritual
Se você não acompanhou a prodigiosa produção de Tom sobre esse assunto, talvez a maneira mais eficiente de obter seu ponto de vista seria assistir ao discurso de 16 minutos ” Desafios ideológicos progressivos ao cristianismo bíblico “, proferido nas Nações Soberanas durante o CPAC. Por favor, tome um tempo para assistir ou ouvir. Você terá a vantagem de ouvir Tom com suas próprias palavras e ênfases.
Nesta palestra, Tom descreve o problema em termos de mundanismo. Ele afirma: “Nos últimos anos, vimos o oceano do mundo começar a inundar o navio da igreja cristã”. Ele vê isso como algo que já havia acontecido nas denominações principais, com a ameaça agora atingindo o evangelicalismo e a Convenção Batista do Sul (SBC) da qual ele faz parte.
Mas a fonte do problema é muito mais profunda do que o mundanismo, na visão de Tom. Ele afirma: “O Diabo efetivamente atraiu muitas igrejas a acolher ideologias sem Deus em seus ambientes. E ele fez isso através do cavalo de troia do que é chamado de ‘justiça social’. ”Em sua avaliação, a SBC“ está falhando miseravelmente na guerra espiritual que enfrentamos ”.
O efeito líquido é que essas ideologias mundanas estão minando o ensino cristão e tornando os cristãos reféns. Através dessas ideologias, estão sendo feitas tentativas de redefinir a realidade e reorganizar a vida dos cristãos, bem como da civilização ocidental como um todo. O principal entre essas ideologias, segundo Ascol, é o marxismo cultural, que ele vê como uma adaptação do marxismo clássico de uma visão econômica para cultural da história. Tom sustenta que o marxismo cultural se tornou a visão de mundo da geração em ascensão, uma visão de mundo que coloca erroneamente todas as pessoas em grupos “opressores” ou “oprimidos” e, posteriormente, tenta derrubar grupos e estruturas “opressivos” na sociedade.
No vídeo, Tom também comenta a ascensão dos religiosos “não”, esse grupo de indivíduos que marca “nenhum” em resposta a perguntas sobre afiliação religiosa no censo e em outras pesquisas demográficas. Para Tom, os “nones” representam o surgimento de uma nova religião, e não a ausência de religião. Ele descreve desta maneira:
Ninguém representa o rápido crescimento de uma nova religião. Mais e mais evangélicos estão confundindo essa nova religião com uma “melhor forma de cristianismo”. Os cristãos que estão nas igrejas estão sendo desviados, e as virtudes cristãs estão sendo substituídas pelos valores mundanos. Os valores cristãos não estão apenas sendo removidos, mas substituídos por essa nova religião. Portanto, os pastores devem rejeitar vigorosamente essa nova religião com todos os seus pressupostos e todas as suas avaliações críticas. E não podemos simplesmente ignorá-lo. Devemos expô-lo como um ataque total ao cristianismo bíblico. Nós devemos refutá-lo proclamando a simplicidade e plenitude que há em Jesus Cristo.
Na comunicação por e-mail com Tom, para ter certeza de que entendi seus comentários corretamente, Tom explicou que não é tanto o fato de os cristãos estarem dando lugar a uma descrença flagrante quanto a serem influenciados por essa “nova religião”. Na sua opinião, as mesmas ideologias mundanas que dão origem a ninguém, também tentam os cristãos a se verem em termos de identidades de grupo e a comprar a dicotomia opressora / oprimida que ele considera prejudicial à justiça.
Ele argumenta no vídeo:
A autoridade da Palavra de Deus é descartada quando contradiz a nova missão de desconstruir o cristianismo histórico. Os limites são rejeitados em nome da “igualdade”. Ortodoxia é politicamente correta, então você deve seguir a linha ou ser considerado herege. Na nova religião, a santidade é acumulada pelo número de status de vítima que você pode acumular para si mesmo. E se você não tem um ou não tem muitos, então a única maneira de buscar a santidade é se tornar um aliado daqueles que têm vários status de vítima. A conversão está sendo despertada para categorias marxistas culturais, ou, na linguagem da nova religião, “despertada”. O pecado original é o privilégio, o mais notável dos quais é o privilégio branco.
Se eu entendi Tom corretamente, o que ele se opõe é um mundanismo inspirado em Satanás que assume a forma de várias ideologias que entraram na igreja para distorcer e destruir o cristianismo histórico, substituindo-o por uma nova religião ou convencendo os cristãos a adotar elementos de visão de mundo inimigos. às reivindicações históricas da fé. Ele entende a ameaça de estar presente, ativo e significativo.
Permitam-me dizer inequivocamente: onde quer que exista essa ameaça, eu também sou contra! Todo pastor que precisa ser fiel ( 1 Cor. 4: 1-2 ) deve resistir a essa situação com todo o seu ser. Não pode haver compromisso com o mundanismo, pois é hostil a Deus ( Tiago 4: 4 ; 1 João 2: 15-17 ).
Mas a questão principal é: Que evidência há de que esse fenômeno está acontecendo entre os cristãos evangélicos hoje? Existe realmente um movimento em andamento correspondente à análise e descrição de Tom?
Qual é a evidência?
Na conversa de 16 minutos mencionada acima, Ascol citou três casos de “justiça social” influenciando os cristãos evangélicos e a SBC. Pode ser útil considerar duas dessas referências aqui.
Recomendação do livro de Jarvis Williams. Primeiro, Tom menciona Jarvis Williams, do The Southern Baptist Theological Seminary, como alguém que introduz a CRT nas instituições da SBC. Sua evidência para essa afirmação é Jarvis recomendando que alguém leia o livro de Richard Delgado sobre a teoria crítica da raça (veja os comentários de Ascol começando na marca de 13 ’40 ”). Aqui estão os comentários de Tom:
Jarvis Williams, professor do SBTS, pediu a todos os evangélicos que leiam o livro de Delgado. Ele o fez porque os evangélicos tendem a ficar décadas atrasados nas discussões críticas sobre a corrida. Delgado admite abertamente que a CRT cresce a partir do feminismo radical, construído em Antonio Gramsci e Jacques Derrida. Você não pode seguir Gramsci e Derrida e seguir Jesus Cristo.
Essa recomendação de livro é suficiente na mente de Tom para associar Jarvis a uma incursão inspirada por Satanás de ideologias mundanas, afastando as pessoas da verdade bíblica. É uma acusação pesada – especialmente porque é altamente duvidoso que a intenção de Jarvis fosse sugerir que seguir Gramsci e Derrida seria uma maneira apropriada de seguir Jesus.
Mas pare e considere a “evidência” de Tom por um minuto. Uma mera recomendação de livro constitui evidência que apóia sua teoria?
Jarvis é um estudioso comprometido . O que os estudiosos fazem? Eles leem, escrevem e recomendam livros. É o ofício, o estoque e o comércio. E o que um bom estudioso faria se desejasse envolver criticamente outras pessoas em um tópico? Eles liam os trabalhos de pessoas que diferem deles, que às vezes diferem dramaticamente. E o que um bom estudioso faria se quisesse incentivar seu público a entender o ponto de vista do outro lado ? Eles recomendariam textos importantes ilustrando o ponto de vista do outro lado. É o que os estudiosos fazem. Mas recomendando um livro que caracteriza um ponto de vista faz não em tudo fazer Jarvisum proponente desse ponto de vista ou qualquer coisa sub- ou anti-bíblica. Castigar uma recomendação de um livro está mais próximo da censura do que de evidências.
A recomendação do livro de Jarvis também não sugere, como Tom afirma, que as instituições evangélicas estão prestes a ser invadidas pela filosofia pagã sem Deus. Leitores e estudiosos maduros leem amplamente. Isso deve ser verdade para todo seminarista. Isso é verdade para Jarvis, e ele não deve ser considerado um “guerreiro da justiça social” ou acusado de “contrabandear” a CRT por causa disso.
Jarvis Williams é um estudioso cristão tão prodigioso e biblicamente rigoroso quanto você encontrará. Ele é uma rara mistura de paixão e cuidado, exatamente como você esperaria de um estudioso cristão. Se você já leu ou ouviu Jarvis, sabe que uma avalanche de textos bíblicos aparece com sistematização cuidadosa, exegese e aplicação. Que um homem tão comprometido com a Bíblia, enraizando seus argumentos em toda a Escritura, possa ser assaltado como um “marxista cultural” ou alguém que importe “justiça social secular” para as instituições da SBC incomoda a mente.
Mas não aceite minha palavra. Também não tome a palavra dos críticos de Williams. Pegue a palavra de Jarvis. Leia seu trabalho ou ouça suas palestras, que estão disponíveis em abundância. Se ele for apresentado como representante do “movimento de justiça social” secular que invade instituições evangélicas ou listado como alguém influenciado por visões pagãs seculares, você deve ser capaz de vê-lo em seu corpo de trabalho. Vá verificar as fontes por si mesmo.
Missiologia de Eric Mason . O segundo exemplo que Tom usou para afirmar que idéias seculares de “justiça social” estão se infiltrando na igreja foi uma citação de uma seção do livro de Eric Mason, Woke Church . Tom comenta:
Eric Mason escreveu um livro pedindo um novo movimento que ele chama de “igreja despertada”. Em seu livro, ele defende a visão do mundo e a missão da igreja através de lentes que provêm do marxismo cultural, embora ele próprio nunca o veja. dessa maneira . Ele argumenta que a igreja deve estar ocupada corrigindo os erros que vemos na sociedade, para que possamos ter acesso ao coração das pessoas. Mas isso está errado de acordo com a comissão da igreja do Novo Testamento. Devemos pregar o evangelho de Jesus Cristo e fazer discípulos para que aqueles que estão sendo discipulados possam ser a luz do mundo e aqueles que conhecem a Cristo possam resolver os erros e impactá-lo com verdade e justiça . (enfase adicionada)
Observe o que está sendo dito aqui. Tom representa Eric como defensor de uma visão da missão da igreja influenciada pelo marxismo cultural. Ele se qualifica dizendo que Mason “talvez nunca entenda dessa maneira”. Então, por que representar Mason de uma maneira que você suspeita que ele não aceitaria? Se Mason não atribuísse sua visão ao marxismo cultural, talvez rejeitasse o marxismo cultural, ganhamos realmente muita compreensão ou mostramos muita caridade, acusando-o de “marxismo cultural” de qualquer maneira? É uma deturpação de serviço a uma teoria que não pode ser demonstrada usando o trabalho publicado de Mason.
Mas considere cuidadosamente o conteúdo que Tom considera questionável. Tom parafraseia Mason, dizendo que a igreja deve estar ocupada corrigindo erros para obter acesso ao coração das pessoas. Tom então afirma que a verdadeira missão da igreja é fazer discípulos (isto é, aumentar a igreja) que então afetam o mundo em verdade e retidão. Qual é realmente a diferença entre essas duas afirmações depois que você remove a acusação infundada de que Mason é influenciado pelo marxismo cultural?
Mason diz que “a igreja”, com a qual ele quer dizer congregações de discípulos cristãos , deve afetar o mundo. Tom diz que devemos fazer discípulos – pelos quais suponho que ele quer dizer membros da igreja convertidos e comprometidos – que afetam o mundo. É praticamente o mesmo argumento apresentado em termos ligeiramente diferentes, com Tom começando um pouco mais a montante para referenciar o evangelismo, que Mason pratica e assume. Mas Tom fez as coisas parecerem como se Eric estivesse fazendo um argumento totalmente diferente e nefasto. Tom parece representar Eric dessa maneira, a fim de cobrar uma acusação de “marxismo cultural”, mesmo sabendo que Eric negaria a acusação.
Este não é um debate cristão caridoso e cuidadoso. Tampouco é evidência que apóia a premissa básica de que a “justiça social” influencia os cristãos e subverte o cristianismo bíblico.
Papel central
Mais uma vez, escolhi Tom Ascol para este post porque ele desempenhou um papel fundamental no “lado da justiça anti-social”. Seus comentários são representativos dos tipos de comentários típicos desse ponto de vista. A massa maior de argumentos que condenam um “movimento de justiça social” depende do mesmo tipo de metodologia e “evidência” que Tom usa aqui.
Na minha opinião, demonstrar que existe um “movimento de justiça social” fracassou completamente. Isso não é surpreendente para mim. Nenhum movimento jamais existiu ao meu conhecimento. Nenhuma organização ou comitê de direção orienta nada. As várias pessoas criticadas, embora, às vezes, amigos e conhecidos, não tenham trabalhado juntas para produzir uma declaração conjunta, especificar quaisquer objetivos ou agir – todas as coisas necessárias para um “movimento”.
Para ser sincero, o lado “anti-social” da justiça tem muito mais marcas de um movimento do que qualquer coisa ou alguém que eles criticam entre os cristãos. Eles produziram uma declaração e escreveram um bom número de postagens expondo a declaração. Eles chamaram outras pessoas para se unirem à sua causa assinando a declaração. Eles realizaram conferências e reuniões, expondo suas preocupações e objetivos. Eles geraram horas de podcasts e séries de sermões. Eles desenvolveram seu próprio léxico repleto de pejorativos e hashtags para marcar sua perspectiva e as pessoas que a compartilham. Às vezes, eles tentaram pressionar pessoas e instituições. Isso é um movimento. Mas é um movimento construído sobre teorias da conspiração em vez de evidências convincentes.
Não existe um “movimento de justiça social” evangélico. No entanto, é preciso haver um movimento pela justiça. Um movimento que combina evangelho e ética , proclamação e prática, doutrina e dever. É preciso haver um investimento organizado no ensino de cristãos e igrejas para aplicar o que aprendemos em todas as áreas da vida, para que possamos testemunhar de maneira mais consistente e fiel ao caráter e obra de Deus no mundo.
Na verdade, acho que quase todos concordam com essa necessidade básica. Dado isso, seria bom interromper as recriminações e prosseguir com a busca construtiva da ética e do evangelho, boas notícias e bom trabalho. Que o Senhor nos dê graça para fazê-lo.