Por mais que tentássemos manter as coisas “como de costume”, o setor de armazéns tinha muito o que enfrentar quando a pandemia de COVID-19 começou.
Desde regras de distanciamento social que afetam a quantidade de trabalhadores no local a qualquer momento, até um influxo de demanda de compradores on-line e pontos de venda essenciais que tentam acompanhar o aumento da demanda de consumidores que compram pânico (principalmente para armazéns de alimentos) , vários desafios e obstáculos imprevistos surgiram nos últimos meses, e mesmo os armazéns mais qualificados e ágeis ficaram lutando para acompanhar.
Enquanto todos tentamos descobrir o que funciona melhor para nossos armazéns e situações individuais, uma meta questão maior foi levantada: quais são as diretrizes gerais e as melhores práticas para armazéns durante esta pandemia?
Em uma tentativa de unificar e solidificar as necessidades e objetivos dos armazéns afetados pelo COVID-19 (ou seja, “basicamente todos eles”), várias organizações de pesquisa em armazéns começaram a analisar quais as melhores práticas possíveis para armazéns após a pandemia do COVID-19, para proteger melhor seus clientes, trabalhadores e produtos.
Embora as necessidades de um determinado armazém variem dependendo de suas necessidades exclusivas, existem algumas práticas recomendadas em que cada armazém pode se concentrar durante o COVID-19 para ajudar em vários pontos ao longo do caminho:
Transparência da cadeia de suprimentos: agora, mais do que nunca, toda a cadeia de suprimentos precisa ser o mais aberta e transparente possível. Mantenha a comunicação aberta com cada um de seus fornecedores, fornecedores de logística e clientes finais (sejam eles outros pontos de venda ou consumidores diretos) para que eles saibam quais remessas estão a caminho, quais estão atrasadas e quando você pode esperar mais. qualquer item. A diferença que a comunicação com seus clientes pode fazer pode mantê-los por perto, mesmo durante a pandemia.
Atender às preocupações dos funcionários: Falar em transparência, garantir que seus funcionários se sintam ouvidos e reconhecidos ajudará bastante a suprimir suas preocupações com o COVID-19 e mantê-las por um longo tempo. Reserve um tempo para entrar em contato periodicamente com sua equipe e fazer perguntas como:
- Suas horas de trabalho estão sendo afetadas pelo COVID-19?
- Você sente que a empresa está fornecendo precauções de segurança adequadas?
- Você está preocupado com o COVID-19 em geral?
Isso o ajudará a medir a temperatura da sala e aprenderá com o que os seus trabalhadores estão mais preocupados durante a pandemia, mesmo que eles tenham permanecido empregados remunerados o tempo todo.
Permita um maior trabalho em casa: embora muitos funcionários esperassem que a oportunidade viesse em melhores circunstâncias, permitir que mais funcionários da equipe de back-office trabalhem em casa até mesmo parte de sua programação normal, pode ajudar bastante a promover o distanciamento social . Defina um cronograma que permita que a equipe do escritório gire e desça conforme necessário, contabilizando coisas como contagens de estoque ou grandes reuniões (tanto dentro da empresa quanto com clientes atuais / potenciais).
Distância social no terreno: para os trabalhadores que não podem executar seus trabalhos remotamente, eles precisam de mais alocações de segurança para garantir que são mantidos a salvo de possíveis doenças durante o desempenho de suas tarefas no armazém, uma das maiores (e mais aplicadas) dos quais é o distanciamento social . Isso exigirá um pouco de criatividade da sua parte – você precisará espaçar as prateleiras do armazém e as prateleiras de paletes para permitir a sala, além de escalonar seus horários e escolher rotinas, mas valerá a pena quando chegar a hora de fazer sua equipe voltar ao trabalho.
Acesso limitado: Finalmente, este pode ser o mais difícil de implementar, mas, criando rotinas mais rigorosas para quando, como e onde os trabalhadores podem acessar suas instalações, você pode limitar o risco de exposição a doenças para todos os envolvidos. Mantenha os intervalos para o almoço no local, defina verificações de temperatura em todos os pontos de entrada (com instruções para recusar qualquer pessoa que falhe no teste) e limite a quantidade de trabalhadores em qualquer entrada de uma vez para incentivar o distanciamento social e impedir a propagação acidental de qualquer doença.