10 dicas para proteger seus dados na internet

A modernidade chegou e, para muitas pessoas, é inevitável inserir dados na internet para ter um e-mail, uma rede social, uma conta em banco digital ou fazer a compra de produtos em lojas virtuais ou marketplaces. 

A tecnologia disposta por meio de diferentes equipamentos eletrônicos, como computadores, tablets, celulares smartphones, entre tantos outros, está no dia a dia da população.

Infelizmente, como em outros tempos, pessoas mal intencionadas se aproveitam de oportunidades para aplicar um golpe sobre desavisados que, muitas vezes, apenas acreditam em uma mensagem ou em uma ligação telefônica, ou na segurança de páginas diversas.

O início dos golpes na internet

Ainda no início da internet, em meados dos anos 1990, ainda no século XX, a sociedade ficou maravilhada com as diversas possibilidades que estavam ao alcance, apenas com o acesso a uma linha telefônica e um computador totalmente equipado. 

Era o princípio de tudo e, em pouco tempo, muitas pessoas passaram a contar com um endereço eletrônico, o e-mail, para garantir a presença no espaço cibernético. 

Isso permitia a troca de mensagens com pessoas que tinham acesso à mesma tecnologia. 

Na mesma época, mensageiros eletrônicos passaram a ser comuns, com pessoas no mundo inteiro entrando em salas de bate-papo para uma conversa descontraída.

No entanto, muitos golpistas enxergaram uma oportunidade de se aproveitar das pessoas, causando problemas financeiros, de menor a maior escala, para quem acreditava nas histórias que eram criadas e na pessoa com quem acreditavam conversar.

Muitos e-mails enviados continham vírus, e ainda hoje têm, mas atualmente é possível contar com muito mais programas de segurança disponíveis – ainda que ambos os lados possam se aproveitar dela. 

Ao clicar em um link malicioso, as pessoas disponibilizam diversos dados, e muitas vezes acesso até mesmo à conta bancária. 

Outra fraude se tratava do falso namorado, em que golpistas se passavam por estrangeiros, solicitando quantidades vultosas de dinheiro, para que finalmente pudessem se encontrar pessoalmente. 

Infelizmente, muitas pessoas faziam depósitos de dinheiro em contas bancárias de laranjas, por “vontade própria”, induzidas pela fé em outrens, e só depois de algum tempo, percebiam que haviam caído em um golpe. 

Isso ainda ocorre nos dias de hoje, mas com a evolução de leis e ferramentas, o intuito é que haja maior apuro do poder público, que disponibiliza delegacias digitais para receber denúncias e dar encaminhamento nas investigações.

A proteção de dados por meio da lei

Com o avanço da tecnologia, a internet se mostrou ainda mais importante para a acessibilidade de pessoas, criando novas empresas e negócios, além de profissões futuristas e voltadas totalmente para esse mercado digital. 

Para atender tanto empresas quanto os usuários comuns da internet, houve mudanças na legislação, inclusive a criação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), sob o número 13.709/2018. 

Essa lei visa proteger os internautas, ou seja, os dados fornecidos na internet, para que eles sejam utilizados pelas empresas de maneira segura, a fim de resguardar total privacidade de quem detém informações como:

  • CNPJ;
  • E-mail;
  • Endereço;
  • Fotos;
  • Informações financeiras;
  • Nome completo;
  • RG;
  • CPF.

Assim, as empresas devem estar atentas quanto aos dados de clientes (para evitar que dados desnecessários sejam coletados, ou todas as informações vazadas) e isso deve ser guardado com a máxima competência, ou então arcar com as consequências, que podem ser desde multa até prisão de envolvidos e demais responsáveis.

Dicas para manter a segurança pessoal

Sempre há maneiras para se evitar um golpe ou uma fraude dentro do ambiente virtual, demandando a atenção de todos os envolvidos na transação, como é o caso da disponibilização dos selos de segurança nas páginas e conferência da presença deste selo pelo usuário antes de efetivar uma compra, por exemplo. 

Por esse motivo, de modo a auxiliar no cuidado na internet, seguem 10 dicas que podem ser aplicadas de maneira fácil no dia a dia, independentemente dos programas de segurança, para que haja mais segurança para que as tentativas que ocorrem invariavelmente sejam frustradas.

  1. Cuidado com as senhas recorrentes

Independentemente de ser em uma página de equipamentos, como pode ser o caso de vending machine personalizada, ou em uma rede social e/ou aplicativo de banco, o indicado é não repetir senhas de acesso em aplicativos diferentes. 

Do mesmo modo, é preciso evitar informações que sejam de fácil tentativa/dedução, como data de aniversário, ou de companheiros, filhos e o número de telefone. 

Em senhas numéricas, a repetição de número deve ser evitada, pois sempre são a primeira tentativa de invasores, mas imagine o que pessoas com programas maliciosos podem fazer com tais informações?

  1. Evite clicar em links suspeitos

Receber o orçamento das curso de excel avançado em belo horizonte de uma empresa ao qual não foi solicitado nenhum serviço, principalmente se é de outro estado ou cidade,  é um sinal de alerta, visto que pode conter um link suspeito ou malicioso, que não deve ser clicado.

O melhor é entrar em contato com a empresa para verificar se não estão tentando utilizar o nome registrado e reconhecido no mercado, fazendo se passar por alguém idôneo.

Isso pode vir em arquivos que transmitem profissionalismo, como uma apresentação em powerpoint, word ou PDF. De todas as formas, é sempre bom levantar suspeitas e garantir que não há nada de errado para evitar gastos e roubos de dados.

  1. Use redes públicas de internet com segurança

Muitos empreendimentos comerciais oferecem uma rede de internet para que possam reforçar o marketing digital da própria empresa. 

Essas redes públicas oferecem propaganda de livros cristãos infanto juvenil até lojas que estão estabelecidas em um shopping center, ou mesmo nas proximidades de um estádio de futebol. 

Apesar do nível de segurança ser elevado, é importante garantir que o equipamento que está conectado à internet tenha programas de proteção, como antivírus e solicitação de senha para acesso ao computador, celular ou tablet.

  1. Não confirme dados por ligação telefônica

Os bancos possuem todos os dados necessários para oferecer qualquer tipo de serviço para os clientes. 

Muitas vezes, uma pessoa ou empresa precisa contratar um serviço ou comprar um produto, em especial em casos em que o serviço/produto em questão movimenta altas quantias de dinheiro, como é o caso de comprar leitor RFID, no caso das indústrias.

 

Nesse caso , será preciso os dados bancários, deve solicitar ao profissional em pessoa, para que o depósito do pagamento possa ser feito na data combinada. 

Nenhum banco solicita a senha ou confirma os dados por meio de uma ligação telefônica, ou por e-mail. 

  1. Desconfie de promoções e ofertas muito vantajosas

Muitos golpistas oferecem um produto que não existe por um preço muito abaixo do praticado no mercado. 

Isso pode ser com um equipamento eletrônico, como uma televisão ou um aparelho de som, ou até mesmo um veículo, como um carro, uma moto ou um caminhão.

O ideal é encontrar a pessoa pessoalmente, não fazer nenhum tipo de transferência até que a documentação seja assinada e verificar se o produto comercializado realmente existe. 

  1. Confirme se realmente conhece quem pede dinheiro

As pessoas recebem ligações diárias de empresas oferecendo produtos personalizados com nome, por exemplo, e também de familiares e amigos pedindo algum tipo de favor financeiro.

No entanto, quem pratica um golpe faz perguntas genéricas e, em algum momento, pede o pagamento antecipado, sem quaisquer garantias da entrega do serviço.

Além disso, é cada vez mais comum que golpistas dupliquem perfis, ou hackeiem contas em mensageiros para pedir dinheiro emprestado, ou uma transferência para uma conta de terceiros. 

Isso ocorre muitas vezes, e engana muitas pessoas, principalmente idosos que se preocupam com o bem-estar dos mais novos. 

O melhor a fazer é solicitar que o pedido seja feito pessoalmente ou solicitar formas de confirmar a identidade de quem está do outro lado, seja uma empresa ou um ente querido, para evitar perder dinheiro. 

  1. Use a tecnologia a favor

Muitos aplicativos instalados no celular smartphone permitem a dupla verificação, com solicitação de duas senhas, ou uma senha e a impressão digital. 

Esse reforço na segurança pode ser aplicado em outras contas que precisam de acesso à internet, como:

  • Bancos digitais;
  • E-mail pessoal e corporativo;
  • Redes sociais;
  • Sistemas operacionais.

Vale lembrar que as senhas devem ser diferentes umas das outras, para que não ocorra uma invasão por hackers em contas bancárias de uma empresa de terceirização de bombeiro civil, e-mails de trabalho ou aplicativos pessoais, como as redes sociais e HDs que salvam arquivos no modo cloud computing.

  1. Acompanhe os campos de preenchimento solicitados

Os hackers, pessoas que entendem muito de tecnologia da computação, costumam ser golpistas virtuais, desenvolvendo programas que roubam um internauta sem que se perceba, em um primeiro momento. E quando percebe, é muito tarde. 

Dessa forma, é preciso verificar o preenchimento de dados quando uma empresa solicita, principalmente se está fazendo uma compra pela internet. 

Os sites contam com o símbolo de um cadeado na página, como forma de garantir a idoneidade e segurança dos dados cadastrados, seguindo a legislação vigente. 

  1. Ajuste o acesso às redes sociais a conhecidos

Desde seu surgimento, as redes sociais se tornaram uma febre, fazendo com que profissionais que trabalham em produtora audiovisual em São Paulo  e diferentes perfis de internautas mantenham uma conta para conversar com amigos e familiares, bem como encontrar novas oportunidades de negócio.

Essas plataformas digitais permitem restringir o acesso das pessoas a informações específicas, e isso deve ser levado em consideração para evitar que as mal-intencionadas tenham dados da rotina que possam ajudar a aplicar um golpe.

  1. Use canais oficiais empresariais de comunicação

As empresas contam com diversos meios de comunicação para ficar à disposição dos clientes. Além do número de telefone fixo, muitas contam com sites, páginas em redes sociais e e-mail para receber críticas, sugestões e reclamações.

Caso seja necessário fazer um encaminhamento a uma  consultoria para abrir empresa, basta fazer uma rápida pesquisa em um site de busca e encontrar todas as informações necessárias para entrar em contato, da melhor forma, sem que isso coloque os dados em risco.

Conclusão

As pessoas que inserem os dados na internet o fazem por obrigações junto ao poder público, para estar apta a serviços como atendimento médico, de segurança ou educacional. 

Vale lembrar que a entrega da documentação de imposto de renda para a Receita Federal é aceita apenas por meio da internet. Logo, é um serviço que deve estar disponível à toda a população, e isso tende a se expandir de forma considerável por todo o território nacional. 

Assim, ter formas de verificar que o site é seguro e não há duplicidades ou riscos de invasões é importante para que os dados sejam cedidos com segurança.

Enfim, a internet é um campo aberto e que pode ser aproveitado da melhor maneira possível. Ainda assim, todo cuidado é válido e precisa ser reforçado de todas as formas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.