Você provavelmente conhece ou já conheceu alguma pessoa que sofre com problemas de alcoolismo. Mas, você sabia que além de causar uma série de problemas para a saúde de modo geral, o alcoolismo também pode causar sérios danos para a sua saúde bucal?
Bom, é isso que veremos no artigo a seguir.
Impacto do alcoolismo no organismo
Quando falamos em alcoolismo, estamos discutindo um sério vício no consumo de bebidas alcoólicas, desde cerveja até bebidas com teor alcoólico mais elevado.
Esse vício gera uma dependência, ou seja, a pessoa não consegue fazer nada durante o seu dia sem que consuma o álcool e, normalmente, é em grandes quantidades.
Esse consumo excessivo de bebidas que possuem propriedades que afetam diversas partes do organismo, especialmente o cérebro, pode causar uma série de problemas e doenças graves para as pessoas.
Entre as principais doenças causadas pelo alcoolismo podemos citar:
- Cirrose;
- Gastrite;
- Hepatite;
- Doenças psicológicas;
- Danos ao fígado;
- Danos ao cérebro.
Alcoolismo e saúde bucal
Assim como alimentos e outros tipos de bebidas, as alcoólicas são consumidas pela boca, ou seja, seu primeiro contato é com a região dos dentes, língua e gengiva.
Para começar, as bebidas alcoólicas são repletas de açúcares, que são alimentos extremamente prejudiciais para os dentes, especialmente quando combinado com o tratamento de aparelho transparente preço.
Além disso, quando uma pessoa possui o vício em álcool ela acaba, muitas vezes, perdendo o controle da sua rotina e ações no dia a dia.
Com isso, o dependente de álcool passa a negligenciar os cuidados necessários para manter uma saúde bucal de qualidade
Uma pessoa que quer manter os dentes saudáveis, fortes e bem estruturados, precisa ter uma rotina de higienização dos dentes, da língua e da gengiva, essencialmente.
Nessas práticas, a escovação diária, inclusive de quem usa ou irá consultar aparelho lingual preço, e o uso de fio dental após as escovações, são essenciais.
Ainda, uma pessoa viciada em álcool pode estar suscetível ao surgimento de doenças bucais importantes, como as que veremos na sequência.
-
Mau hálito
O mau hálito é uma condição básica, que atinge uma grande parcela da população. Essa doença consiste no mau odor que sai da boca ao respirar, comer ou falar. Ele pode ser esporádico, ou seja, aparecer em momentos específicos, ou crônico.
Uma pessoa que tem o hábito de consumir o álcool descontroladamente é que negligencia os cuidados com a saúde bucal certamente estará suscetível a ter mau hálito.
As bebidas alcoólicas costumam possuir um forte odor e, acumulado com o excesso de bactérias nos dentes, isso pode se tornar crônico.
Para corrigir esse problema, pode ser necessário comparecer a um dentista ou uma clínica com especialista em aparelho dentário, por exemplo.
-
Cáries
As cáries também são problemas bucais dos mais comuns. Elas surgem em decorrência do acúmulo de bactérias na boca, normalmente por conta da quantidade de açúcar consumido e pela falta de higienização bucal, características bastante comuns em quem tem o vício em álcool.
Essa é uma doença que só pode ser corrigida com especialistas, já que a cárie é uma massa bastante rígida e profunda. Dessa maneira, o portador de cárie precisa ir até uma clínica.
Dentistas, seja ele especialista em implante dentário ou em outros procedimentos, consegue realizar a cirurgia de retirada das cáries.
-
Mancha nos dentes
Outro problema bastante comum em decorrência do consumo excessivo de álcool é o surgimento de manchas nos dentes. Isso ocorre porque bebidas com pigmentação escura podem causar esse tipo de problema.
Como diversas das bebidas alcoólicas possuem essas características, é bem possível que o viciado em álcool tenha essa condição.
Essas manchas podem ser difíceis de reparar apenas com a escovação, sendo necessário mais uma vez consultar um dentista especializado.
A limpeza dentária preço acessível pode ser uma solução, mas em casos mais graves pode ser necessário procedimentos específicos, como o clareamento dental ou uso de lentes de contato para os dentes.
-
Câncer de boca
O alcoolismo é sempre associado ao consumo excessivo de álcool. Isso ocorre não só pelo fato do álcool ser prejudicial, mas principalmente porque muitas pessoas alcoólicas acabam recorrendo ao tabagismo como mais um vício.
O tabagismo, tanto pelas propriedades do cigarro, como pela fumaça inalada, são dos principais causadores do câncer de boca.
Dessa maneira, uma pessoa alcoólica, que em muitos momentos não controla direito ações e impulsos, pode estar sujeito a essa doença tão perigosa e muitas vezes fatal.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.